Por que o Palmeiras merece ser campeão da Libertadores?

 

Foto: Marcos Ribolli. 
Escrito por: Enzo Ferreira.

Neste sábado (30), acontecerá a terceira final entre clubes brasileiros na Libertadores da América, e terá como protagonistas: O Palmeiras, que irá buscar o seu segundo troféu, contra o Santos, que tem a ambição pelo tetra-campeonato.

E hoje, o Papo do Fundão irá apontar 5 razões na qual a equipe comandada por Abel Ferreira merece levar o título após 21 anos. Entre os motivos, estão relacionados a campanha do alviverde na competição e o retrospecto sobre o rival alvinegro.

 



Melhor Aproveitamento da Competição

 

Foto: Jovem Pan.

O Palmeiras chegou na grande final após tomar um susto no Allianz Parque perante o River Plate, que por pouco, não reverteu a derrota de 3x0 construída no primeiro jogo. Porém, isso não tira o mérito da equipe brasileira no torneio, já que o alviverde tem o melhor aproveitamento dessa edição da Libertadores.

Com o retrospecto de 80,5% na competição em 12 partidas, o Palmeiras chegou a final com nove vitórias na bagagem, dois empates e apenas uma derrota. Além disso, o time da Zona Oeste de São Paulo balançou as redes em 32 oportunidades (segundo melhor ataque do torneio) e sofreu apenas 6 gols.

 

Elenco Qualificado

 

Foto: Cesar Greco.

A equipe da Barra Funda tem em seu elenco diversas opções para o técnico Abel Ferreira montar a escalação ideal, como por exemplo: Os artilheiros Luiz Adriano e Rony, que juntos, marcaram 10 gols nessa Libertadores. Além disso, tem atletas de alto repertório no time, que é o caso do Felipe Melo, o paraguaio Gustavo Gomez e o goleiro Weverton. (Esses dois últimos são frequentemente convocados para a seleção de seus países).

Vale ressaltar também os jovens da Academia de Futebol, que são a principal válvula de escape do elenco palmeirense, situação que se aplica para: O Gabriel Menino, que foi convocado recentemente para a seleção brasileira, Gabriel Veron, que conquistou a bola de ouro da Copa do Mundo Sub-17 em 2019 e Patrick de Paula, que surgiu no cenário nacional após vim da Taça das Favelas.

 

Técnico com Repertório

 

Foto: Cesar Greco.

Logo após a demissão de Vanderlei Luxemburgo do comando alviverde, muitos ficaram esperançosos de que o Palmeiras apostasse em um técnico estrangeiro para treinar a equipe, já que era um resultado que deu certo na temporada passada com o Jorge Jesus no Flamengo. Entretanto, a chegada de Abel Ferreira foi além das expectativas dos torcedores palmeirenses.

Depois de fazer história ao realizar a melhor campanha do Braga no Campeonato Português na temporada 17-18, com 75 pontos conquistados e; no PAOK da Grécia, cujo eliminou o Benfica de Jorge Jesus da Champions League; Abel Ferreira é o 23º estrangeiro a assumir o comando do Palmeiras e teve um início arrasador após 12 vitórias em seus 15 primeiros jogos pelo alviverde.

 

Participação Frequente na Libertadores

 

Foto: SE Palmeiras.

Ostentando a marca de ser o clube brasileiro com mais vitórias (107 conquistas) e com mais gols (362 chances marcadas) na história da Libertadores, o Palmeiras não sabe o que é ficar de fora da competição continental desde 2016, quando estava iniciando a sua parceria com a Crefisa.

Além de também estar entre os três times brasileiros com mais participações na Libertadores; sendo essa a sua vigésima edição; e estar buscando o título continental pela quinta vez, o time alviverde é o único clube da América do Sul que teve o melhor desempenho em fase de grupos em três temporadas consecutivas (2018-19-20).

 

Retrospecto sobre o Santos

 

Foto: Marcello Zambrana.

Apesar de ser a primeira vez que o Verdão irá enfrentar o alvinegro praiano na Libertadores em toda sua história, o Palmeiras tem um aproveitamento muito superior do que seu adversário em confrontos diretos: São 138 vitórias contra 105 do Santos.

Além disso, os dois times paulistas decidiram finais de campeonatos em apenas quatro oportunidades, com um título para o lado do Santos e dois para o Palmeiras.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.